Considerando o feriado bancário em 29 de dezembro, esta quarta-feira (28/12) marca o último dia para os contribuintes quitarem o IPVA 2024 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com descontos mais vantajosos. Importante destacar que na sexta-feira (29/12), entre 00h00 e 18h00, haverá uma parada obrigatória do sistema, impossibilitando pagamentos e consultas nos bancos credenciados, no site da Receita Estadual e no aplicativo do IPVA.
Os contribuintes que optarem por quitar o IPVA 2024 até hoje desfrutarão de um desconto de 6%. Além disso, estarão isentos da variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), que, de acordo com os índices inflacionários, está prevista para ser de 4,53%. Essa combinação resulta em uma redução potencial de 10,53%.
Variação Monetária na Virada do Ano
Na virada do ano, a atualização monetária estimada é de 4,53%. Adicionalmente, outros descontos podem ser aplicados, como os de Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%), podendo chegar a uma redução total de até 28,06% para pagamentos realizados em dezembro.
A taxa de licenciamento e a multa podem ser pagas separadamente do IPVA. O proprietário deve atentar-se às datas de vencimento de cada uma dessas obrigações. Para quitar o IPVA, é necessário apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.
Formas de Pagamento do IPVA 2024
O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos seguintes bancos: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. Além disso, é possível efetuar o pagamento nas lotéricas da Caixa Econômica Federal e por PIX, utilizando o QR Code gerado no site ou aplicativo do IPVA/RS.
A opção de parcelamento em até seis vezes, sem juros, foi implementada em 2022. Para usufruir dessa modalidade, é necessário aderir (pagamento da primeira parcela) até 31 de janeiro de 2024. As parcelas com vencimento em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Atenção para Golpes na Internet
Fique atento a endereços falsos e golpes na internet. Acesse apenas o domínio oficial da Receita Estadual: rs.gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Verifique se as informações do destinatário estão corretas antes de efetuar o pagamento.
Alíquotas do IPVA 2024 no RS
- 3%: Automóveis e Camionetas
- 2%: Motocicletas
- 1%: Caminhões, Ônibus, Micro-ônibus e Automóveis e Camionetas para Locação
Dados da Frota no Estado (2023)
- Frota Total: 7.587.889
- Frota Pagante de IPVA: 52,8%
- Frota Isenta de IPVA: 47,2%
Para mais informações, acesse o site da Receita Estadual.