Com o objetivo de promover a inclusão, a diversidade e a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, a Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre dá início à sua edição de 2024 com uma série de eventos e novidades. Desde a seleção de voluntários até o cine debate do documentário “Castanha”, o coletivo organizador está mobilizando esforços para tornar este ano ainda mais significativo.
Além disso, a internacionalização do evento, agora denominado PARADA DE LUTA LGBTI DE PORTO ALEGRE-MERCOSUL, e a instituição do Troféu Sylvinha Brasil são marcos importantes que refletem o compromisso contínuo com a visibilidade e o reconhecimento da diversidade. Neste texto, exploraremos detalhadamente as atividades programadas e as novidades anunciadas.
Seleção de Voluntários
No próximo domingo, a partir das 16h, o coletivo organizador da Parada de Luta estará selecionando voluntários de todas as áreas para auxiliarem espontaneamente nas diversas atividades programadas para a edição do evento neste ano.
Não há limite de idade (menores precisam de autorização dos pais ou responsáveis), nem há a necessidade de pertencer à comunidade LGBTQIAPN+ para colaborar. Também não há exigência de formação superior (embora profissionais de qualquer área sejam sempre fundamentais para o evento).
O cadastro acontece a partir das 15h30 na sala 1 do Cine Cult Victoria, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 445.
Cine Debate do documentário Castanha
Também no Cine Cult Victória, no dia 30, próxima terça-feira, a partir das 19 horas acontece a primeira atividade da Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre de 2024. Será apresentado o premiado Documentário CASTANHA, seguido de uma bate papo com o diretor do longa Davi Pretto e com a presença do ator João Carlos Castanha, protagonista da película.
A entrada é franca e tem o financiamento da Lei Paulo Gustavo – Porto Alegre através do Processo 23.0.000110582-5.
Novidades da edição de 2024
Entre as novidades deste ano, a Parada de Luta informa que a partir de 2024 está se internacionalizando, se posicionando como PARADA DE LUTA LGBTI DE PORTO ALEGRE-MERCOSUL, assumindo a liderança como ponto central do Conesul da região das Américas.
Também será instituído o TROFÉU SYLVINHA BRASIL, que leva o nome da apresentadora da Parada de luta por mais de 10 anos, falecida em 2018, que premiará os destaques da comunidade LGBT+ em diversas categorias, como Mídia, Políticas Públicas, Noite, Parlamentares e Gestores Públicos, Empreendedorismo, entre outras.
As obras serão confeccionadas pelo Artista plástico, Professor da UFRGS, com Doutorado em Artes Visuais, Dr. Rodrigo Núñez.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.