Parada LGBT Porto Alegre 2023 atinge 150 mil pessoas e é a 3ª maior do Brasil

A Parada LGBT Porto Alegre 2023 deu um chega para lá no frio e no céu cinzento da capital gaúcha neste domingo (02), reunindo um mar nas cores do arco-íris de 150 mil pessoas. A esperança e a resistência brilharam intensamente e aqueceu os corações daqueles que buscam por igualdade e visibilidade. O amor falou mais alto, aliás, deu um grito de milhares de vozes que entoaram um grande SIM para a diversidade.

Quais as maiores Paradas LGBT do Brasil?

Com o evento deste final de semana, a Parada LGBT de Porto Alegre se tornou a 3ª maior do Brasil com a participação de 150 mil pessoas. Os números foram divulgados pela organização do evento, e são obtidos através de IA com as imagens capturadas por drone.

Maiores que a Parada LGBT de Porto Alegre são apenas a Parada LGBT de São Paulo, que reuniu 4 milhões de pessoas, e a Parada LGBT do Rio de Janeiro, que costuma reunir cerca de 1 milhão. Atrás da Parada LGBT de Porto Alegre fica a Parada LGBT de Florianópolis, que acontece em setembro e reúni cerca de 80 mil pessoas.

  • Parada LGBT São Paulo: 4 milhões
  • Parada LGBT Rio de Janeiro: 1 milhão
  • Parada LGBT Porto Alegre: 150 mil
  • Parada LGBT Florianópolis: 80 mil

Gloria Groove em Porto Alegre: Ainda há ingressos para o show no Araújo Viana?

A Parada LGBT Porto Alegre 2023 entra para a história

Parada LGBT Porto Alegre 2023
Imagem: Priscilla Kinast / Redação

No Parque da Redenção, uma multidão colorida se juntou, lideradas por drag queens e ativistas dos movimentos sociais, que, nos trios elétricos, comandavam o mar humano em direção ao palco montado na orla do Guaíba. O dia estava frio, a atmosfera estava cinzenta, mas a determinação da multidão permanecia inabalável.

Dentre a multidão, brilhavam personalidades como a drag queen Tchaka, célebre apresentadora da Parada LGBT+ de São Paulo, Selma Light, coordenadora da Parada da Diversidade de Florianópolis e assessora de Política Públicas LGBT+ da capital catarinense, e a encantadora Gloria Crystal.

O evento também contou com a presença de representantes do governo estadual e parlamentares como a Deputada Estadual Luciana Genro (PSOL) e o único vereador LGBT de Porto Alegre, Giovani Culau (PC do B). Seu apoio e presença reforçaram a importância deste dia, não apenas para a comunidade LGBT+ de Porto Alegre, mas para todo o Brasil.

Uma Parada para ficar na história

Parada LGBT Porto Alegre 2023
Imagem: Priscilla Kinast / Redação

Por volta das 15h30min, a festividade tomou forma de carreata, com quatro caminhões de som levando a multidão até a Usina do Gasômetro. O povo seguiu atrás, cantando, dançando e preenchendo as ruas com a cor e alegria da luta e da resistência, sempre sob a proteção da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar.

Na orla, um palco aguardava, destinado a acolher cerca de 40 atrações musicais que animariam a festa, se estendendo até à meia-noite. O que se seguiu foi uma celebração da diversidade e da liberdade, um hino à vida e à igualdade.

Parada LGBT Porto Alegre 2023
Imagem: Priscilla Kinast / Redação

A Luta Continua

A 16ª Parada de Luta de Porto Alegre não foi apenas um evento; foi uma declaração, um grito por igualdade e aceitação que ressoou além das fronteiras da cidade. Foi uma prova inabalável do espírito de resistência e solidariedade da comunidade LGBT+, mesmo diante do frio e da indiferença.

Por um dia, a cidade de Porto Alegre se tornou um farol de esperança, um exemplo de luta e resiliência. E enquanto o amanhecer da segunda-feira chegava, a mensagem permanecia clara: a luta continua, o amor persiste, e a esperança, como sempre, nunca morre.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading