Pesquisa de Mobilidade Causa Lentidão no Trânsito de Porto Alegre

A pesquisa de mobilidade envolve entrevistas com motoristas e passageiros de veículos selecionados, abordando detalhes da viagem em curso.

O trânsito na entrada de Porto Alegre vindo da Região Metropolitana e da Freeway amanheceu com grande lentidão nesta terça-feira (2), devido à realização de uma pesquisa de mobilidade pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Esta pesquisa tem como objetivo auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura da cidade.

Os motoristas já enfrentam dificuldades no início da João Moreira Maciel e também na Avenida Zaida Jarros. A atividade ocorre das 7h às 10h e das 15h às 18h, até quinta-feira (4), e espera-se que o trânsito comece a normalizar nas próximas horas.

Localização da Pesquisa de Mobilidade de Porto Alegre

No sentido Sul-Norte, as pesquisas estão sendo realizadas próximo ao número 5725, enquanto no sentido Norte-Sul, no final da alça de acesso à comporta da Voluntários. Nestes trechos, há estreitamento de pista para abordagem dos veículos.

Os pesquisadores estão identificados com coletes contendo etiquetas de identificação da Pesquisa de Mobilidade, além de possuírem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A pesquisa envolve entrevistas com motoristas e passageiros de veículos selecionados, abordando detalhes da viagem em curso, como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, além da frequência e motivo da viagem. Também é realizada a pesquisa de ocupação visual, contabilizando o número de ocupantes em alguns veículos.

Além das abordagens nas vias, a pesquisa domiciliar ocorre em domicílios previamente selecionados, em diversos bairros da cidade, de terça a sábado, das 11h às 19h. Os bairros a serem visitados incluem Camaquã, Vila Nova, Cavalhada, Nonoai, Cristal, Teresópolis, Cascata, Glória, Restinga, Belém Velho, entre outros.

A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam um folder explicativo e explicam o motivo e a importância da atividade.

Por EPTC

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading