A pista do Aeroporto Salgado Filho vai ser refeita?

Durante a enchente de maio, a pista do Aeroporto Salgado Filho, assim como prédio, e arredores, ficou debaixo d’água. Após a drenagem do local, a Fraport iniciou a limpeza do local, bem como uma análise dos prejuízos.

Ao baixar das águas foi possível identificar que o pavimento da pista, a oeste, foi danificado com o alagamento. É dito isso, pois o mesmo estava esfarelando. Diante disso, a principal avaliação que preocupa, é a das condições do restante do pavimento e da base da pista de pousos e decolagens, das taxiways, e do pátio de aeronaves.

E segundo dados vazados, e divulgados pela Rádio Gaúcha, na última sexta-feira (12), será necessário mexer na camada que fica sob o asfalto. Sendo assim, a pista vai ter que passar por um importante e necessário processo de recapeamento.

Fraport e Governo Federal se reúnem nesta semana

Apesar da notícia circular em todas as mídias de comunicação, nem a Fraport, nem o Governo Federal, confirmam a informação. Entretanto, uma reunião entre as partes deve ocorrer nesta segunda-feira (15). Nessa data, a Fraport deve apresentar ao Ministério de Portos e Aeroportos, a análise técnica, bem como um plano de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho.

Até o momento, a Fraport estima retomar as operações de voos e decolagens em dezembro. Enquanto isso, o governo espera que isso ocorra em outubro. De acordo com Paulo Pimenta, ministro extraordinário da Reconstrução, deve haver uma retomada gradual das operações, mesmo que o Aeroporto não esteja 100%.

Segundo o plano de obras, que está quase concluído, a reforma deve ocorrer sem que a pista esteja toda interditada. E assim, os aviões poderiam usar a parte mais a leste da pista, que é nova. Além disso, a cabeceira 29 não foi alagada – o que possibilitou que os aviões de pequeno porte que estavam no aeroporto, pudessem decolar.

Sobre a pista do Aeroporto Salgado Filho

Antes da Fraport assumir a concessão, a pista do aeroporto Salgado Filho tinha 2.280 metros de extensão. Após a ampliação feita pela companhia, a pista passou a ter 3.200 metros de extensão. Em suma, esse tamanho é o dobro da pista do aeroporto Santos Dumont (RJ), que tem 1.323 metros, e que a pista de Congonhas (SP) que tem 1.940.

Sendo assim, os voos das linhas domésticas podem decolar e pousar sem grandes problemas. Por outro lado, os voos internacionais seguiriam suspensos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.