Quais pontes estão liberadas em São Leopoldo?

Mesmo com a queda no nível do Rio dos Sinos, que estava em 5,18 metros às 22h desta segunda-feira (20), muitos bairros no lado norte da cidade ainda enfrentam inundações significativas. A mobilidade viária em São Leopoldo deve levar alguns dias para retornar à normalidade, apesar da liberação de algumas travessias.

Liberação de Trechos da BR-116 e da Ponte 25 de Julho

Na BR-116, o trânsito está liberado nos dois sentidos após dias de interdição pelo Dnit para veículos de emergência. Nesta segunda-feira (20), apenas um pequeno trecho no sentido interior-capital, entre as pontes do Sinos e a elevada da Avenida João Corrêa, ainda apresentava água na pista central. As laterais já estão secas. A travessia tem ocorrido normalmente, com períodos de congestionamento e tráfego mais pesado em horários de pico. Para informações atualizadas sobre o trânsito, recomenda-se consultar o site abcmais.com, a Rádio ABC 103.3 FM ou aplicativos de tráfego.

A histórica Ponte 25 de Julho foi totalmente liberada nesta segunda-feira (20) após duas semanas de interdição. Ela chegou a ser liberada há uma semana, mas foi fechada novamente devido à inundação do bairro Rio dos Sinos. Atualmente, o trânsito flui bem no local, com complicações apenas nos horários de pico.

No acesso à Ponte 25 pelo Centro, a Avenida Dom João Becker está seca, mas a Avenida Caxias do Sul ainda apresenta água no lado direito. É possível trafegar pelo lado esquerdo da rua. No sentido BR-116, em direção à ponte, a rua está seca, permitindo a passagem.

Pontos Interditados

As pontes Henrique Roessler (ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach) e Ingá (na Avenida Mauá, junto ao trem) seguem interditadas. No lado do Centro, os acessos estão secos, mas as vias do outro lado permanecem inundadas. A Rua Dr. Hillebrand, próxima à Ponte Roessler, ainda está submersa, enquanto na Ponte Ingá, a Avenida Mauá está alagada nos dois sentidos até próximo ao limite com Novo Hamburgo. Não há previsão para a liberação dessas pontes devido ao alto nível das águas nos bairros Rio dos Sinos e Santos Dumont.

Na área urbana de São Leopoldo, várias ruas estão interditadas em bairros como São Miguel, Campina, Rio dos Sinos, partes da Vicentina, Santos Dumont, Arroio da Manteiga, Scharlau e Feitoria. Muitas vias ainda estão submersas, assim como várias casas e prédios. Os motoristas devem ter cuidado ao acessar essas áreas para evitar pontos sem saída e congestionamentos.

É aconselhável que os motoristas se informem sobre o estado das ruas antes de se deslocarem para evitar transtornos. Além disso, é importante seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.