A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na noite da última quarta-feira (13) um projeto de expansão da rede cicloviária na Zona Sul, em um trecho de 1,4 quilômetro. O plano consiste na construção de uma ciclovia bidirecional no canteiro central, que se estenderá desde a interseção da Wenceslau Escobar com a Otto Niemeyer até a rua Castro de Menezes. Essa iniciativa será viabilizada por meio de uma contrapartida da construtora Melnick. Com a adição desse trecho, os ciclistas terão à disposição uma conexão de 7,5 quilômetros entre as regiões Sul e Centro da cidade.
Além do segmento no canteiro central, foram apresentadas três alternativas temporárias para um trecho de 500 metros entre a avenida Copacabana e a rua Castro de Menezes. A diretora de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Carla Meinecke, e o coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim, explicaram as opções aos presentes.
A primeira alternativa propõe uma ciclovia separada e asfaltada no lado esquerdo da avenida Copacabana, mantendo as vagas de estacionamento do lado direito e transformando a rua em sentido único. A segunda opção sugere a ciclovia no lado esquerdo da Copacabana com proibição de estacionamento até a rua Castro de Menezes, mantendo a via com sentido duplo. Já a terceira alternativa inclui uma ciclorrota na avenida Copacabana, com revestimento asfáltico em toda a via e moderadores de velocidade.
Durante a apresentação, os participantes deram sugestões, como a redução de velocidade na interseção da Wenceslau Escobar e o uso do passeio público entre a Copacabana e a rua Castro de Menezes.
Atualmente, a malha cicloviária de Porto Alegre abrange 86 quilômetros. Desde 2022, a prefeitura tem realizado uma revisão do modal, incluindo reuniões setoriais e encontros com a comunidade para discutir melhorias. Em 2023, foram feitas reuniões com moradores da Nilo Peçanha e Sertório.
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