Porto Alegre de antigamente ou de 2023: Qual a mais bonita?

Afinal, será que a Porto Alegre de antigamente era mais bonita do que nos dias de hoje? A verdade é que ambas as épocas tiveram ou tem suas belezas únicas. A capital dos gaúchos é linda em diversos tempos históricos. Mas aqui vamos fazer contrastes entre os tempos antigos e os atuais, com locais que foram favorecidos ou desvalorizados com o passar dos anos.

Provavelmente um dos lugares que ficaram mais bonitos com o passar do tempo é a orla do Guaíba. Com o passar dos anos, a região do Gasômetro, Beira-Rio e Zona Sul receberam muitos incentivos e se tornaram muito valorizadas. Em contraste, a Porto Alegre de antigamente era mais bonita no Centro-Histórico da capital, onde os prédios tomaram conta do ambiente e tiraram muito da natureza que fazia parte da atmosfera.

Confira a seguir 3 fotos que mostram que Porto Alegre era mais bonita antigamente, e 5 fotos que mostram o contrário, ou seja, os dias atuais nos trazem mais beleza nos mesmos pontos.

3 lugares em que Porto Alegre é mais bonita atualmente

Usina do Gasômetro

Usina do Gasometro
Usina do Gasometro em 1930 e em 2022

Usina do Gasometro: Da desativação em 1974 à ponto turístico de Porto Alegre.

A Usina do Gasometro claramente foi favorecida pelo tempo, tanto em estática quanto em papel ambiental. Isso porque nos anos 30, ela poluía os ares da nossa capital, enquanto nos dias de hoje não faz mal a ninguém. Atualmente, a usina serve como um memorial e um museu. Além disso, é o principal ponto turístico de Porto Alegre.

Orla do Guaíba

orla porto alegre de antigamente
Orla do Guaíba na década de 50 e em 2022.

Lago Guaíba ou Rio Guaíba? Saiba a verdade sobre as águas que banham Porto Alegre.

Assim como a Usina do Gasometro, a orla do Guaíba também ganhou muitos investimentos, especialmente nos últimos anos. E com esses investimentos ela se tornou um verdadeiro ponto turístico de Porto Alegre. Atualmente, a orla propicia um espaço de conexão com da população da cidade com nosso lago. Ademais, o espaço conta com quadras de esportes, ciclovia, espaço para caminhada e até a maior pista de skate da América Latina.

Mercado Público

mercado público porto alegre de antigamente
Mercado Público de Porto Alegre em 1877 e atualmente

Os 153 anos de história do Mercado Público de Porto Alegre.

O Mercado Público de Porto Alegre é outro local que foi favorecido com o passar do tempo. Além de ganhar mais um andar, o local atualmente conta com todo o aparato de um patrimônio histórico da capital dos gaúchos. Nos dias de hoje, o “Mercadão” é um local onde vamos em busca de absolutamente qualquer coisa, afinal, a oferta de mercadorias não falta.

3 lugares em que Porto Alegre era mais bonita antigamente

Arroio Dilúvio

O Arroio Dilúvio atualmente conta com mais infraestrutura, mas ainda assim, antigamente era mais bonito. E o motivo é que em tempos atrás era possível tomar banho nele sem sair doente, ou seja, ele tinha suas águas limpas. Atualmente, este que é o único rio (de verdade) de Porto Alegre é um despejo de muita sujeira. E não é mais possível tomar banho em suas águas sem risco de contaminação de alguma doença, como foi há alguns anos atrás.

Arroio Dilúvio porto alegre de antigamente
Arroio Dilúvio na década de 50 e em 2022.

Morro Santa Tereza

Mirante do Morro Santa Teresa porto alegre de antigamente
Mirante do Morro Santa Teresa em 1960 e atualmente

As 10 maiores vilas de Porto Alegre (favelas).

Outro lugar de Porto Alegre mais bonito antigamente era o mirante do Morro Santa Teresa, na zona sul da cidade. Como podemos ver na primeira imagem, da década de 60, a vista da região central da cidade era muito mais ampla. Na época também haviam menos povoamento do morro, e consequentemente mais naruteza.

Praça Pereira Parobé

Praça Pereira Parobé
Praça Pereira Parobé em 1888 e atualmente.

Por fim, enceramos nossa lista com a Praça Pereira Parobé. Na primeira imagem temos uma bela visão da praça em 1888. Podemos ver que era um belo local, bem arborizado e com um designe extremamente charmoso. Atualmente o local funciona como um terminal de ônibus, e nada tem da beleza de outros tempos. Outro fator que torna a antiga praça mais bonita que a atual é a ausência do muro da Mauá, que propiciava uma vista do Guaíba.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading