Porto Alegre: Funcionamento de Serviços Essenciais Durante o Natal

Enquanto o espírito natalino toma conta das ruas, a Prefeitura de Porto Alegre reforça seu compromisso com a população, mantendo o atendimento em serviços essenciais durante o feriado de Natal. Com regime de plantão em diversos órgãos, a cidade assegura que serviços cruciais continuem operando para garantir o bem-estar da comunidade.

RESUMÃO: FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS NO NATAL

  • Atendimento 156+POA: 24 horas
  • DMLU: Atendimento pelo telefone 156
  • Piscinas Públicas: Fechadas nos dias 24 e 25, retomando atividades no dia 26
  • Transporte Coletivo: Tabelas horárias especiais
  • Saúde: Prontos atendimentos e hospitais abertos 24 horas
  • Defesa Civil: Plantão 24 horas (telefone 199)
  • Guarda Municipal: Atendimento 24 horas pelos telefones 153 e 156
  • Outros Serviços Essenciais: Regime de plantão; detalhes específicos em cada setor.

Atendimento 156+POA

O cidadão pode contar com o serviço 156+POA para solicitar informações ou abrir protocolos 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive durante feriados. Diversas opções online, como o site 156 web, aplicativo 156+POA (Android | iOS), Whatsapp do 156 [(51) 3433-01-56] e e-mail ([email protected]), estão disponíveis para facilitar o acesso da população.

Limpeza Urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) não tira folga no feriado. Todas as coletas, incluindo domiciliar, seletiva e de lixo público, estão mantidas. As equipes operacionais estarão em regime de plantão, assegurando que a cidade permaneça limpa e organizada.

Piscinas e Atividades Esportivas

As piscinas públicas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão fechadas nos dias 24 e 25 de dezembro. As atividades serão retomadas na terça-feira, 26, proporcionando lazer e esporte à comunidade.

VEJA TAMBÉM: Piscinas Públicas em Porto Alegre: Como acessar?

Transporte e Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo terá alterações nas tabelas horárias, operando conforme horários de domingo/feriado. Os usuários podem consultar os horários em tempo real através de aplicativos específicos. A fiscalização permanece ativa, registrando ocorrências pelo número 118.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais do município, como o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará disponível pelo telefone 192. As unidades de saúde e farmácias distritais retomam o atendimento na terça-feira, 26.

Prontos atendimentos 24h:

  • PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);
  • PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro);
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – telefone: 3289-3456);
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Av. Assis Brasil – telefone: 3368-1619).

Defesa Civil e Segurança

A Defesa Civil mantém plantão 24 horas para atendimento de urgências em situações de risco. A Guarda Municipal, em parceria com a vigilância fixa e motorizada, intensifica a presença em parques e praças, garantindo a segurança da população durante o feriado.

Outros Serviços Essenciais

Diversos outros serviços essenciais, como o Sine Municipal, atendimento a pessoas em situação de rua, meio ambiente, manejo arbóreo, iluminação pública e conselho tutelar, estarão operando em regime de plantão para atender às demandas da comunidade.

Porto Alegre se destaca ao garantir que, mesmo durante o feriado de Natal, serviços essenciais permaneçam acessíveis à população. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal em proporcionar um ambiente seguro e bem cuidado para todos os cidadãos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Deixe um comentário