Às 23h59, horário de Brasília, desta sexta-feira (9), encerra-se o período de inscrição do aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Em suma, trata-se de uma oportunidade que disponibiliza cargos em 21 órgãos federais. Ao todo, o Enem dos Concursos deve fazer a contratação de 6.640 servidores públicos.
Com um número impressionante, o processo de inscrição já atingiu a marca de dois milhões de candidatos. No entanto, cerca de 700 mil ainda precisam efetuar o pagamento da taxa de inscrição para garantir sua participação no certame. A prova, que abrangerá uma ampla gama de áreas, está programada para acontecer em 220 cidades, distribuídas por todos os estados do Brasil e também no Distrito Federal. A data marcada para o exame é o dia 5 de maio deste ano.
Edital Retificado para Correções e Ajustes
Recentemente, os oito editais do concurso passaram por retificações, visando corrigir ambiguidades e informações imprecisas. Uma das principais alterações diz respeito às vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras, além de algumas exigências na formação para determinadas vagas.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo processo seletivo, tais modificações foram implementadas com o objetivo claro de garantir a observância dos princípios constitucionais da administração pública. Além disso, buscou-se potencializar a seleção dos profissionais mais adequados ao exercício das atribuições propostas.
Orientações aos Candidatos do Concurso Público Nacional Unificado
A instituição reforça a importância de que os candidatos dos editais retificados estejam cientes das mudanças realizadas. Isso inclui a verificação das documentações que serão necessárias apresentar em caso de aprovação.
Com o término do prazo de inscrição se aproximando, os interessados devem agir rapidamente para garantir sua participação e seguir em frente no processo seletivo que pode representar uma nova e promissora etapa em suas carreiras profissionais.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.