Prazo para Saque Calamidade do FGTS termina em 18 de abril!

O Saque Calamidade do FGTS está sendo disponibilizado em virtude dos decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência emitidos.

O prazo para solicitação do Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) termina em 18 de abril na Caixa Econômica Federal. Este benefício é destinado a moradores de Porto Alegre que sofreram danos estruturais em suas residências devido ao temporal ocorrido em 16 de janeiro deste ano. Se você se enquadra nessa situação, é importante ficar atento aos procedimentos e prazos para garantir o acesso a esse recurso financeiro.

Quem Pode Solicitar o Saque Calamidade?

Automaticamente habilitados são os moradores de 76 bairros de 16 regiões do OP (Orçamento Participativo) que possuem um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) inferior a 0,9. Além disso, os residentes da região Centro do Orçamento Participativo, que inclui 18 bairros, precisam encaminhar a solicitação pelo 156 da prefeitura com pelo menos dez dias úteis antes do prazo final, que é dia 18 de abril.

A região do OP Centro inclui diversos bairros, tais como Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.

Como Solicitar?

Para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos, há diferentes formas de solicitar o Saque Calamidade do FGTS. Você pode ligar para o número 156 e selecionar a opção 9 (demais serviços), onde serão solicitados os dados necessários. Além disso, os pedidos podem ser feitos através do e-mail [email protected] ou pelo chat do 156 no site 156web.procempa.com.br/.

Contexto e Fundamentação Legal

O Saque Calamidade do FGTS está sendo disponibilizado em virtude dos decretos de nível 1 e 2 de situação de emergência emitidos pela gestão municipal. Esses decretos foram homologados tanto pelo governo do Estado quanto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo federal.

Este benefício representa um suporte financeiro fundamental para os moradores afetados pelo temporal, possibilitando a recuperação e reconstrução das residências atingidas. Portanto, é essencial estar ciente dos prazos e procedimentos para garantir o acesso a essa ajuda financeira.

Garanta seus direitos e fique por dentro dos recursos disponíveis para enfrentar momentos de dificuldade como este que Porto Alegre enfrentou. Se você foi afetado pelo temporal, não deixe de realizar sua solicitação dentro do prazo estabelecido.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 886

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading