Prefeitura de Porto Alegre Anuncia Isenção de Pagamento de Água

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), a prefeitura de Porto Alegre revelou um importante acordo que trará alívio financeiro para os territórios da capital gaúcha atingidos pelas recentes enchentes. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, anunciou a isenção de pagamento de água para as áreas afetadas, em um esforço conjunto para amenizar os impactos da crise.

Isenção de Pagamento de Água: Medidas Emergenciais

Loss explicou que, conforme o acordo, os beneficiários da tarifa social estarão isentos do pagamento de água por seis meses, a partir da data da assinatura do termo. Já para aqueles que não se enquadram na tarifa social, a isenção será de dois meses. Essa medida visa garantir que as famílias afetadas pelas enchentes tenham um alívio financeiro durante esse período difícil.

Durante a coletiva, Loss comparou o plano de isenção de tarifas com as medidas adotadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em 67 municípios. Assim como no caso da Corsan, os beneficiados pela tarifa social em Porto Alegre também serão isentos por seis meses.

Além disso, a isenção de pagamento de água também foi estendida para os 152 abrigos cadastrados na prefeitura, que não precisarão pagar a conta de água enquanto atuam como alojamento para cidadãos necessitados. Essa medida visa oferecer suporte adicional para os locais que estão auxiliando os mais vulneráveis durante a crise.

Apoio do Ministério Público e Situação da ETA Moinhos de Vento

O acordo será formalizado ainda hoje, conforme afirmou o diretor-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz. Além disso, a prefeitura destacou a importância da retomada da Estação de Tratamento de Água do bairro Moinhos de Vento para garantir o abastecimento na cidade.

A isenção de pagamento de água anunciada pela prefeitura de Porto Alegre representa um importante passo para oferecer suporte às comunidades afetadas pelas enchentes. Em tempos de crise, medidas como essa são essenciais para garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos. A iniciativa demonstra o compromisso das autoridades locais em enfrentar os desafios e oferecer apoio à população em momentos de necessidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading