Prefeitura de Porto Alegre Faz Substituição de Abrigos de Parada de Ônibus

Tem parada de ônibus com painel fotovoltaico, gerando energia para a iluminação noturna, e acesso wi-fi à internet 5G para os passageiros.

A prefeitura de Porto Alegre deu início à substituição e instalação de novos abrigos de parada de ônibus no terminal da avenida Borges de Medeiros, próximo à estação Mercado do trensurb. Este local será crucial para atender às duas linhas elétricas do projeto-piloto de eletromobilidade, juntamente com outras rotas importantes, como as com destino à PUC e Campus Agronomia.

Melhoria do Transporte Público e da Parada de Ônibus

Essa qualificação dos abrigos faz parte das ações do programa Mais Transporte, visando aprimorar o serviço de transporte público oferecido aos usuários do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do município. O objetivo é proporcionar mais conforto, segurança e praticidade para os passageiros que utilizam o transporte coletivo na cidade.

O projeto-piloto, programado para o primeiro semestre de 2024, incluirá a operação de 12 novos veículos elétricos em duas linhas específicas: a 178.1 – Praia de Belas Elétrica, que percorre do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros, e a nova linha Integradora, que também terá partida na Azenha em direção ao Centro. Essa iniciativa representa um passo significativo em direção à sustentabilidade e à modernização do sistema de transporte da capital gaúcha.

O terminal Borges de Medeiros receberá quatro novos módulos de abrigo, fruto de uma parceria entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Essas estruturas oferecerão recursos como piso podotátil, assentos, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, tomadas USB, proteção contra vento e chuva, além de informações das linhas. Importante destacar que a instalação dessas estruturas não terá custo para o município.

Ampliação dos Benefícios aos Passageiros

Os abrigos com maior movimentação de linhas receberão painéis de próxima chegada, oferecendo informações em tempo real sobre o deslocamento dos ônibus. Além disso, muitas paradas terão painéis fotovoltaicos, gerando energia para a iluminação noturna, e acesso wi-fi à internet 5G para os passageiros. Essas iniciativas visam proporcionar uma experiência mais confortável e conveniente para os usuários do transporte público em Porto Alegre.

Até fevereiro de 2024, foram instalados 502 pontos em 56 bairros da cidade, proporcionando uma infraestrutura moderna e acessível para os passageiros em diversas localidades. Isso inclui bairros como Agronomia, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Restinga, entre outros, abrangendo áreas de grande movimentação e demanda por transporte público. Este investimento representa um compromisso contínuo com o bem-estar e a comodidade dos cidadãos porto-alegrenses.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 886

Descubra mais sobre Curtindo PoA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading