O mês de agosto no Brasil seguirá o padrão dos últimos meses, com temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média na maior parte do país, especialmente na região central e Norte. Esta época do ano já é caracterizada por pouca chuva no Centro-Oeste, partes do Sudeste e no Paraná.
Condições Climáticas Gerais
Em algumas áreas, há mais de 150 dias sem chuva devido à dificuldade das frentes frias em avançar para o interior. De acordo com o meteorologista Willians Bini, embora não haverá uma ausência total de chuva, as precipitações serão escassas.
O novo mês não será influenciado pelos fenômenos El Niño, que terminou em junho, e La Niña, que deve se estabelecer até outubro, conforme a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
A primeira quinzena de agosto terá uma frente fria significativa que irá derrubar as temperaturas e concentrar os episódios de chuva mais relevantes nas duas primeiras semanas. Este sistema afetará principalmente os três estados do Sul e o leste do Sudeste, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo.
Na segunda quinzena de agosto, espera-se um bloqueio atmosférico intenso com temperaturas próximas a 40ºC em áreas da região central do Brasil. O ar seco impedirá a formação de chuvas relevantes, mantendo temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, especialmente no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Impactos Regionais
Centro-Oeste e Norte
- Temperaturas Altas: Devido à atuação de massas de ar quente, as temperaturas ficarão acima da média.
- Seca e Baixa Umidade: A umidade do ar será baixa, aumentando o risco de queimadas.
Sudeste
- Chuvas na Média Histórica: As precipitações devem se manter dentro da média histórica, que já é baixa para agosto.
- Temperaturas Acima da Média: A influência de massas de ar quente manterá as temperaturas um pouco acima da média.
Sul
- Passagens de Frentes Frias: No leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as frentes frias trarão chuvas fortes, com índices possivelmente acima da média de agosto.
- Temperaturas Abaixo da Média: Devido à passagem frequente de frentes frias marítimas, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nordeste
- Chuvas no Litoral: A faixa litorânea terá chuvas um pouco acima da média, influenciadas pela circulação de ventos do mar e temperaturas elevadas no Oceano Atlântico. Estados como Sergipe e Rio Grande do Norte serão os mais chuvosos.
- Seca no Interior: A seca será um fator preocupante, com a vegetação e solos ficando cada vez mais secos.
O mês de agosto continuará com o padrão climático observado nos últimos meses, apresentando desafios como secas prolongadas e temperaturas elevadas na maior parte do Brasil. A atuação de frentes frias trará algum alívio para as regiões Sul e litorânea do Sudeste, mas a maior parte do país enfrentará condições de seca e calor intenso.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.