Programação da 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz

A programação da Paixão de Cristo do Morro da Cruz inicia nesta sexta-feira, a partir das 14h30m, no Santuário São José de Murialdo.

Nesta Sexta-feira Santa, 29 de março, os moradores de Porto Alegre têm um encontro marcado com a fé e a tradição na 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, localizado na Zona Leste da cidade. Este evento especial integra as festividades em comemoração aos 252 anos da capital gaúcha e promete emocionar todos os presentes.

Paixão de Cristo do Morro da Cruz: Programação Repleta de Devoção e Arte

A programação terá início às 14h30 com uma mensagem da Paixão no interior do Santuário São José do Murialdo, seguida pela bênção da Macela e a encenação a partir das 15h30, em frente à igreja. O elenco, composto por artistas profissionais, conduzirá os espectadores por uma jornada de fé, revivendo os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, desde sua crucificação até a ressurreição.

Alunos do bairro Restinga também participarão da encenação dos milagres de Cristo, incluindo a cena emocionante da ressurreição de Lázaro. Ao longo do percurso até o alto do Morro da Cruz, com mais de 1,5 quilômetro de extensão, será realizada uma procissão marcada por momentos de reflexão, especialmente sobre a violência contra as mulheres.

Novidades e Reflexões Especiais

Este ano, o evento traz algumas novidades significativas, incluindo uma cena de abertura em homenagem à paz mundial. Um ator profissional representando São Francisco de Assis entoará uma música sobre serenidade, em referência às palavras do Papa Francisco. Durante a apresentação musical, macelas abençoadas serão distribuídas ao público, simbolizando bênçãos e proteção.

A realização da Paixão de Cristo é fruto da parceria entre a Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e o Santuário São José de Murialdo, demonstrando o compromisso da comunidade em manter viva essa tradição de fé e devoção.

Informações Práticas:

  • Data: 29 de março, Sexta-Feira Santa
  • Local: Rua Vidal de Negreiros, 550 (esquina com a rua 1º de Março) – Santuário São José de Murialdo
  • Programação:
    • 14h30 – Mensagem da Paixão – Interior da Igreja São José do Murialdo
    • 15h30 – Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja
    • 16h30 – Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica
    • 18h – Crucificação e Ressurreição – Final do ato o morro.

Se você está em Porto Alegre, não perca a oportunidade de participar deste evento que celebra valores fundamentais como fraternidade, paz e solidariedade, além de proporcionar um momento de reflexão e espiritualidade em meio às comemorações da Semana Santa.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 981

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading