Projeto Help Promove Saúde Mental na Estação São Leopoldo da Trensurb

A parceria entre a Trensurb e o Projeto Help teve início em outubro de 2022 e a ação deste fim de semana será a 68ª desde então.

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, das 10h às 12h, a Estação São Leopoldo da Trensurb será palco de mais uma edição da ação “Vida sobre Trilhos”, promovida pelo projeto Help. O foco dessa iniciativa é o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. Voluntários do projeto estarão presentes para distribuir mensagens de apoio e motivação aos passageiros do metrô, além de disponibilizar um espaço de escuta qualificada, o “Cantinho do Desabafo”, onde estarão disponíveis para ouvir e conversar com quem necessitar de apoio emocional.

Projeto Help tem Iniciativas Interativas para Incentivar a Participação

Durante o evento, serão realizadas dinâmicas interativas com o objetivo de incentivar o público a participar da ação e a compartilhar suas próprias histórias de superação. O projeto também oferece acompanhamento aos participantes das atividades e disponibiliza atendimento via telefone e WhatsApp, através do número nacional (11) 2392-6910.

A parceria entre a Trensurb e o Help teve início em outubro de 2022 e a ação deste fim de semana será a 68ª desde então. Desde o início dessa colaboração, aproximadamente 17,8 mil usuários do metrô foram alcançados pelas ações do Help nos seis municípios atendidos pela linha do trem, e mais de 200 pessoas foram atendidas no “Cantinho do Desabafo”.

No último sábado, na Estação Canoas, a ação contou com a participação de 14 voluntários, a distribuição de 330 mensagens e o atendimento de três pessoas no “Cantinho do Desabafo”. Um dos voluntários ressalta a importância do trabalho realizado pelo projeto, afirmando que “as pessoas têm a atenção e o acolhimento que muitas vezes não recebem em outros lugares”.

Próximas Ações Programadas

As ações estão programadas para ocorrer até junho, sempre aos sábados, das 10h às 12h. Confira o cronograma das próximas atividades:

  • 24/2, na Estação São Leopoldo;
  • 2/3, na Estação Novo Hamburgo;
  • 9/3, na Estação Mathias Velho;
  • 16/3, na Estação Sapucaia;
  • 23/3, na Estação Mercado;
  • 30/3, na Estação Canoas.

Participe dessa iniciativa e ajude a promover a saúde mental e o bem-estar na comunidade!

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading