Projeto Teaprochega Amplia o Apoio para Pessoas com Autismo

O Teaprochega tem o compromisso contínuo em oferecer apoio e oportunidades para pessoas com TEA, usando a música como ferramenta.

No seu sexto ano, o projeto Sinfonia Diferente, dedicado a atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da musicoterapia, está sendo ampliado em 2024 com o lançamento do Teaprochega. Este novo projeto expandirá o atendimento tanto em termos geográficos quanto em modalidades de suporte.

Novas Iniciativas e Expansão Geográfica

O Teaprochega, lançado oficialmente pela dupla de cantoras Grazi Pires e Dejeane Arruée, conhecidas como 50 Tons de Pretas, assumirá um papel central, abrigando não apenas o Sinfonia, mas também outras atividades do projeto. Além das sessões de musicoterapia, o Teaprochega incluirá ciclos de palestras, grupos de apoio para pais, cursos de formação para atendentes terapêuticos e eventos de sensibilização.

Uma das novidades mais significativas é a expansão do projeto para a cidade de Caxias do Sul, juntando-se às já atendidas Novo Hamburgo e Porto Alegre. Essa ampliação geográfica permitirá que mais pessoas se beneficiem dos programas oferecidos pelo Teaprochega.

Financiamento e Sustentabilidade do Teaprochega

Para manter suas atividades e continuar apoiando as famílias atendidas, o projeto depende de financiamento externo, principalmente por meio de editais públicos. Até o momento, o financiamento foi obtido principalmente por meio de editais culturais, mas a equipe está buscando recursos em outras áreas, como a saúde.

Além dos editais culturais, o projeto também busca apoio empresarial, aproveitando as oportunidades oferecidas por leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet. O apoio de empresários é crucial para garantir a continuidade do projeto e o apoio às crianças e adolescentes com autismo e suas famílias.

O Teaprochega representa um compromisso contínuo em oferecer apoio e oportunidades para pessoas com TEA, utilizando a música como ferramenta terapêutica e promovendo uma comunidade mais inclusiva e acolhedora para todos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 952

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading