Quadras de areia da Orla do Guaíba são liberadas após novo laudo

As quadras de areia da Orla do Guaíba são um dos principais espaços de lazer e prática de esporte da cidade de Porto Alegre.

A Prefeitura de Porto Alegre informa que as quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba estão liberadas para uso a partir deste sábado (9). A decisão foi tomada após novo laudo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) atestar que a areia não apresenta risco à saúde dos usuários.

Quadras de areia liberadas

O novo laudo, realizado por quatro laboratórios da Unisinos, não encontrou larvas de Strongyloides stercoralis e ovo de Taenia sp. nas amostras de areia coletadas das quadras 10 (futebol de areia), 19 e 26 (vôlei de praia, futevôlei e beach tennis). A análise também não detectou coliformes totais em níveis que representem risco à saúde.

Na ausência de legislação específica para análise de areias, os resultados do estudo foram comparados com a Resolução Conama 247, utilizada para estudos sobre a balneabilidade de águas.

Os agendamentos para utilização das quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba podem ser feitos a partir deste sábado (9) pelo aplicativo 156+POA.

Dados Relevantes:

  • Data da liberação: 9 de março de 2024
  • Local: Quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba
  • Motivo da interdição: Presença de parasitas e coliformes fecais na areia
  • Data da interdição: 1º de dezembro de 2023
  • Entidade responsável pelo novo laudo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Resultado do novo laudo: Ausência de parasitas e coliformes fecais
  • Critério para comparação: Resolução Conama 247
  • Forma de agendamento: Aplicativo 156+POA

Outras informações:

  • A interdição das quadras de areia ocorreu em 1º de dezembro de 2023, após laudo da Unisinos detectar a presença de parasitas e coliformes fecais na areia.
  • A coleta de novas amostras para análise foi realizada em fevereiro de 2024.
  • A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) é responsável pela administração das quadras de areia da Orla do Guaíba.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading