A Prefeitura de Porto Alegre informa que as quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba estão liberadas para uso a partir deste sábado (9). A decisão foi tomada após novo laudo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) atestar que a areia não apresenta risco à saúde dos usuários.
Quadras de areia liberadas
O novo laudo, realizado por quatro laboratórios da Unisinos, não encontrou larvas de Strongyloides stercoralis e ovo de Taenia sp. nas amostras de areia coletadas das quadras 10 (futebol de areia), 19 e 26 (vôlei de praia, futevôlei e beach tennis). A análise também não detectou coliformes totais em níveis que representem risco à saúde.
Na ausência de legislação específica para análise de areias, os resultados do estudo foram comparados com a Resolução Conama 247, utilizada para estudos sobre a balneabilidade de águas.
Os agendamentos para utilização das quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba podem ser feitos a partir deste sábado (9) pelo aplicativo 156+POA.
Dados Relevantes:
- Data da liberação: 9 de março de 2024
- Local: Quadras de areia do Trecho 3 da Orla do Guaíba
- Motivo da interdição: Presença de parasitas e coliformes fecais na areia
- Data da interdição: 1º de dezembro de 2023
- Entidade responsável pelo novo laudo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Resultado do novo laudo: Ausência de parasitas e coliformes fecais
- Critério para comparação: Resolução Conama 247
- Forma de agendamento: Aplicativo 156+POA
Outras informações:
- A interdição das quadras de areia ocorreu em 1º de dezembro de 2023, após laudo da Unisinos detectar a presença de parasitas e coliformes fecais na areia.
- A coleta de novas amostras para análise foi realizada em fevereiro de 2024.
- A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) é responsável pela administração das quadras de areia da Orla do Guaíba.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.