Qual time é o Maior do Sul em 2024: Grêmio, Inter ou Athletico?

A peleia é "braba" quando se discute quem é o Maior do Sul no futebol em 2024, mas nós fizemos uma análise criteriosa e chegamos a uma conclusão, saiba qual!

O futebol no Sul do Brasil é uma paixão que ferve nas veias da torcida. A rivalidade entre os times é acirrada e a disputa pelo título de “maior do Sul” acende debates fervorosos. Mas, afinal, qual clube realmente ostenta essa coroa em 2024?

Para responder a essa pergunta, vamos mergulhar na história e nas estatísticas dos principais times da região: Grêmio e Internacional (RS) e Athletico Paranaense (PR).

Leia também: Quem tem mais títulos Inter ou Grêmio?

Qual time é o Maior do Sul em 2024?

No cenário do futebol brasileiro, a região Sul sempre se destacou como uma das mais competitivas e apaixonadas do país. Com clubes históricos e uma base de torcedores fervorosos, a disputa pelo título de maior time do Sul do Brasil em 2024 está mais acirrada do que nunca.

Grêmio

Gremio Campeão do Mundo 1983
Foto: Memorial Grêmio FBPA

O Tricolor Gaúcho ostenta a impressionante marca de 3 títulos da Copa Libertadores da América, um recorde entre os times brasileiros. No Brasileirão, são 2 títulos, além de 5 Copas do Brasil e 2 Supercopas do Brasil. O Grêmio também se destaca na formação de jogadores, tendo revelado craques como Ronaldinho Gaúcho e Renato Gaúcho.

Títulos do Grêmio:

  • 1 Mundial de Clubes (1983)
  • 3 Copa Libertadores da América (1983, 1995 e 2017)
  • 2 Recopa Sul-Americana (1996 e 2018)
  • 2 Campeonato Brasileiro (1981 e 1996)
  • 5 Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)
  • 1 Supercopa do Brasil (1990)

Resumo: 6 Títulos Internacionais, 9 Títulos Nacionais, 2 Títulos Interestaduais e 47 Títulos Estaduais.

Internacional

Inter campeão do mundo 2006
Foto: Junko Kimura

O Colorado Gaúcho também tem um histórico vitorioso, com 2 títulos da Libertadores, 3 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil e 1 Mundial de Clubes FIFA. O Inter possui a maior torcida do Sul do Brasil e uma das maiores do país, com uma vibração contagiante que inflama o Beira-Rio.

Títulos do Inter:

  • 1 Mundial de Clubes (2006)
  • 2 Copa Libertadores da América (2006 e 2010)
  • 1 Copa Sul-Americana (2008)
  • 2 Recopa Sul-Americana (2007 e 2011)
  • 1 Levain Cup-Sudamericana Final – Copa Suruga Bank (2009)
  • 3 Campeonato Brasileiro (1975, 1976 e 1979)
  • 1 Copa do Brasil (1992)
  • 1 Supercopa do Brasil (1990)

Resumo: 7 Títulos Internacionais, 5 Títulos Nacionais e 45 Títulos Estaduais.

Athletico Paranaense

athletico campeao Copa Sul-Americana 2018
Foto: Nelson Almeida / AFP

O Furacão vem crescendo nos últimos anos, com a conquista de vários títulos desde a reformulação do clube, em 2018. O time paranaense também se destaca pela boa gestão administrativa e pela Arena da Baixada, um dos estádios mais modernos do Brasil.

Títulos do Athletico:

  • 1 Levain Cup-Sudamericana Final – Copa Suruga Bank (2019)
  • 2 Copa Sul-Americana (2018 e 2021)
  • 1 Campeonato Brasileiro (2001)
  • 1 Copa do Brasil (2019)

Resumo: 3 Títulos Intercontinentais, 4 Títulos Nacionais e 27 Títulos Estaduais.

Analisando os Fatos

  • Títulos Internacionais: O Grêmio tem ligeira vantagem sobre o Internacional por ter uma Libertadores a mais (3×2), enquanto ambos contam com 1 Mundial cada. Em contrapartida, o Inter tem 1 Copa Sul-Americana, título que o tricolor gaúcho não tem. Já o Athletico tem apenas 1 Sul-Americana.
  • Títulos Nacionais: O Internacional leva vantagem com 3 Brasileiros, seguido pelo Grêmio com 2. Porém, o tricolor dispara quando se trata de Copa do Brasil: São 5 títulos do Grêmio contra apenas 1 do Inter.
  • Torcida: O Internacional possui a maior torcida do Sul, seguido pelo Grêmio. Já o Grêmio tem a maior torcida do RS e é maior que o Inter a nível nacional.
  • Gestão: O Athletico se destaca pela boa gestão administrativa.
  • Infraestrutura: O Athletico possui a Arena da Baixada, um dos estádios mais modernos do Brasil. Mas a Arena do Grêmio e o novo Beira-Rio do Inter não ficam para trás.

Afinal, quem é o Maior do Sul?

Definir o “maior time do Sul do Brasil” é uma tarefa complexa, pois diversos fatores devem ser considerados. O Grêmio se destaca em títulos nacionais, com a quantidade absurda de 5 Copas do Brasil. Além disso, se levarmos em conta os títulos continentais, apesar da dupla Gre-Nal ter 3 títulos cada, a Libertadores tem um peso superior quando comparada a Sul Americana. Mais um ponto para o tricolor.

Dessa forma, podemos concluir que em 2024 o Grêmio é o “Maior do Sul”, com ligeira vantagem sobre o co-irmão Internacional. Em terceiro lugar neste pódio vem o Athletico, que cresce nos últimos anos e se destaca pela gestão e infraestrutura.

Para além disso, a resposta final depende dos critérios que cada torcedor utiliza para definir o “maior time”. O importante é que a paixão pelo futebol continue unindo as pessoas e alimentando a rivalidade saudável que faz do futebol do Sul do Brasil um dos mais apaixonantes do país.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 439

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading