Retrospectiva 2023 Rio Grande do Sul: Relembre as principais notícias do ano

Relembre todos os acontecimentos deste ano em nosso estado na nossa retrospectiva 2023 Rio Grande do Sul.

O ano de 2023 foi marcado por uma série de acontecimentos relevantes no Rio Grande do Sul, incluindo a posse de Lula como presidente do Brasil, a condenação de Leandro Boldrini pelo assassinato do filho Bernardo, as enchentes no Litoral Norte e Vale do Taquari, e a guerra entre Israel e o Hamas.

Janeiro

  • Posse de Lula com populares e Posse de Eduardo Leite com o namorado

No dia 1º de janeiro, Lula foi empossado como presidente do Brasil, pela terceira vez. O evento foi marcado pelo fato inédito de populares subirem a rampa junto ao presidente e o entregarem a faixa presidencial. Jair Bolsonaro, ex-presidente e adversário de Lula nas eleições de 2022, não compareceu no evento.

Também no dia 1º de janeiro, no Palácio do Piratini, Eduardo Leite foi empossado para seu segundo mandato como governador do Rio Grande do Sul. Leite foi o primeiro governador na história do estado a se eleger duas vezes. Mesmo tendo renunciado ao cargo em seu primeiro mandato, em março de 2022, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, Leite foi tecnicamente reeleito pelo povo gaúcho.

  • Luis Suárez no Grêmio

No futebol, Luis Suárez, a estrela uruguaia, foi oficialmente apresentada como jogador do Grêmio na quarta-feira, dia 4 de janeiro, diante de mais de 33 mil torcedores na Arena Grêmio. Vestindo a camisa do Tricolor, o centroavante foi recebido com entusiasmo e ovacionado pelos fãs desde o momento em que pisou no gramado.

Ao longo da temporada, Suárez correspondeu às expectativas dos torcedores e marcou 29 gols em 55 jogos. O centroavante foi artilheiro da equipe no ano e recebeu o prêmio de melhor jogador do Brasileirão 2023.

  • Atos Antidemocráticos

Após a vitória de Lula nas eleições de 2022 e uma posse bem sucessiva, no dia 1º de janeiro, manifestantes que estavam acampados em diversos locais no Brasil protestando contra o resultado das urnas, articularam atos terroristas contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília. O episódio ocorreu em um domingo, no dia 8 de janeiro.

Durante o ataque, os envolvidos causaram destruição significativa ao patrimônio público, danificando vidraças, mobiliário, vandalizando obras de arte e objetos históricos, além de invadir gabinetes de autoridades, rasgar documentos e roubar armas. Ao todo, mais de duas mil pessoas foram presas.

  • Condenação do Caso Rafael

Terminou o julgamento de Alexandra Salete Dougokenski, condenada por matar o filho, Rafael Mateus Winques, de 11 anos, em maio de 2020 na cidade de Planalto, no Norte do Rio Grande do Sul. O crime chocou o estado logo nos primeiros meses da pandemia de Covid-19.

Alexandra Dougokenski foi condenada a 30 anos de prisão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ela foi condenada a cumprir a pena em regime fechado.

  • 10 anos do incêndio na Boate Kiss

A tragédia ocorrida na Boate Kiss, que resultou na morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos, completou uma década em janeiro deste ano, no dia 27. O devastador incêndio na casa noturna desencadeou intensos debates nacionais sobre a necessidade de fiscalização e adoção de medidas preventivas e de combate a incêndios em casas noturnas e locais similares.

No mês que completou 10 anos da tragédia a plataforma de streaming, Netflix, lançou um seriado sobre o ocorrido. A produção não foi bem aceita por alguns familiares das vítimas envolvidas.

Fevereiro

  • Trabalho escravo na Serra Gaúcha

Na noite de 22 de fevereiro, um total de 207 trabalhadores foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Os trabalhadores, que haviam sido contratados pela empresa Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde LTDA, trabalhavam principalmente na colheita da uva para vinícolas da região.

Os trabalhadores viviam em condições degradantes no alojamento, onde dormiam em beliches superlotados, sem ventilação ou higiene adequada. Eles também recebiam salários abaixo do piso mínimo e eram submetidos a jornadas de trabalho extenuantes.

As vinícolas envolvidas no caso afirmaram desconhecer as irregularidades e que operavam dentro da legalidade. Já o administrador da empresa Fênix foi preso pela polícia, porém foi liberado após pagamento de fiança.

  • Fala xenofóbica de vereador

No dia 28 de fevereiro, o vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, discursou contra os trabalhadores baianos resgatados do trabalho escravo na Serra Gaúcha. Em seu discurso, Fantinel fez declarações xenofóbicas, afirmando que os trabalhadores baianos eram “vagabundos” e “bandidos”.

As falas de Fantinel geraram indignação na sociedade e levaram à sua expulsão do Partido Patriota. O vereador também foi alvo de um processo de cassação do mandato, que foi arquivado no dia 16 de março.

Março

  • Carnaval de Porto Alegre

A Estado Maior da Restinga foi a campeã do Carnaval 2023 de Porto Alegre, com o enredo sobre a história da escrava Anastácia. A Unidos da Vila Isabel ficou em segundo lugar e a Imperatriz Dona Leopoldina em terceiro. Os desfiles das séries Ouro e Prata do Carnaval 2023 aconteceram na sexta-feira (3/3) e no sábado (4/3), no Complexo Cultural do Porto Seco.

  • Morte de Eliseu Padilha

No dia 13 de março, em Porto Alegre, morreu o ex-ministro Eliseu Padilha. Aos 77 anos, o político fazia tratamento contra um câncer no estômago – diagnosticado em 2018 – e estava internado no Hospital Moinhos de Vento, na Capital. O velório foi realizado no dia 15 de março no Palácio Piratini. Estiveram presentes no local os ex-governadores do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, José Ivo Sartori, Pedro Simon e Yeda Crusius.

  • Estiagem e estado de calamidade pública

356 municípios gaúchos decretaram situação de emergência em razão da estiagem. O volume representa 72% dos 497 municípios.

Na manhã da quarta-feira (15/3), foi publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE), a homologação de 31 processos de Situação de Emergência (SE) em municípios gaúchos afetados pela estiagem. A publicação permite que as cidades passem a contar com uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária.

  • Aposentadoria de Lucas Leiva

O volante Lucas Leiva anunciou no dia 17 de março que estava deixando os gramados. A decisão foi comunicada em coletiva de imprensa com a presença do médico do Grêmio, Márcio Dornelles, que na época aconselhou o atleta a parar suas atividades físicas de alto nível devido aos problemas cardíacos, que foram apresentados em exames feitos pelo ex-atleta.

O jogador havia retornado ao Grêmio na temporada anterior, após atuar por 15 anos no futebol europeu. Porém não chegou a participar de nenhuma partida no ano de 2023. Atualmente, Lucas não está vinculado a outro cargo dentro do clube, mas esteve presente por diversas vezes em treinos da equipe.

  • Condenação de Leandro Boldrini

No dia 23 de março, o médico Leandro Boldrini, acusado de ser o mentor intelectual da morte do filho Bernardo Boldrini, em abril de 2014, foi novamente condenado. Desta vez, a pena total foi de 31 anos e 8 meses de reclusão. No julgamento ficou entendido que o réu foi culpado pelo homicídio quadruplamente qualificado e por falsidade ideológica. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver.

Boldrini foi condenado por dois crimes. Homicídio quadruplamente qualificado – 30 anos e 8 meses de reclusão e falsidade ideológica – 1 ano de reclusão. O médico já cumpriu 10 anos de prisão. Conforme especialistas, o tempo corresponde a um terço da pena, o que daria direito a progressão de regime até o fim deste ano. Leandro havia sido condenado em 2019, mas o Júri foi anulado em 2021. Em novembro deste ano, Boldrini foi transferido de local e iniciou o cumprimento de sua pena no Presídio Regional de Santa Maria.

Abril

  • Contratação de Nenê pelo Juventude

O dia 12 de abril foi marcado pela contratação de Nenê pelo Juventude. O meia, que é um dos grandes personagens vascaínos da última década, fez bonito nos gramados gaúchos durante esta temporada, e foi uma peça importante no retorno do Juventude à Série A do Campeonato Brasileiro.

Maio

  • Grêmio é campeão Gaúcho

No dia 08 de maio, o Grêmio venceu o Ypiranga, por 1 a 0, na Arena do Grêmio, e conquistou o Campeonato Gaúcho de 2023. O gol do título foi marcado por Luis Suárez, aos 31 minutos do segundo tempo.

Esta foi a 38ª conquista do Grêmio no Campeonato Gaúcho, o que o torna o maior campeão da história da competição. O título foi importante para o Grêmio, que busca voltar à Série A do Campeonato Brasileiro em 2024.

Junho

  • Catástrofe ambiental no Litoral Norte do RS

O ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma na atmosfera. Os ciclones extratropicais podem causar fortes ventos, chuvas intensas e ondas de tempestade.

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul foi um dos mais fortes já registrados no estado. Os ventos chegaram a atingir 100 km/h em algumas regiões, e as chuvas chegaram a 200 mm em algumas cidades.

Os danos causados pelo ciclone extratropical foram significativos. Pelo menos 16 pessoas morreram, e mais de 40 cidades tiveram estragos. A cidade mais atingida foi Caraá, no Vale do Sinos, onde os rios Caraá e Sinos transbordaram.

Julho

  • Parada LGBT Porto Alegre 2023 atinge 150 mil pessoas

A Parada LGBT Porto Alegre 2023 reuniu uma multidão de 150 mil pessoas, tornando-se a terceira maior do Brasil. O evento, que teve como tema “A força da resistência”, contou com apresentações artísticas, shows e discursos de representantes da comunidade LGBTQIA+.

  • Desmatamento no Parque Harmonia

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Porto Alegre decidiu pedir ao prefeito Sebastião Melo (MDB) e ao Ministério Público Estadual (MPE), a paralisação das obras em curso no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque Harmonia. A decisão se baseia em possíveis modificações feitas pela concessionária Gam3 Parks no projeto original, sem consultar as autoridades competentes e sem receber aprovação do novo Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA).

  • Miss Brasil é gaúcha

A representante do Rio Grande do Sul é a Miss Universo Brasil 2023. Natural de Rio Grande, no Sul do Estado, Maria Eduarda Brechane superou as outras 26 candidatas no concurso nacional, realizado na noite de sábado (8), em São Paulo, e conquistou a coroa. No Miss Universo, a gaúcha não conseguiu se classificar entre as 20 semifinalistas.

Agosto

  • Festival de Cinema de Gramado

A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu de 11 a 19 de agosto de 2023, foi um evento marcado pela retomada do setor audiovisual brasileiro após a pandemia de COVID-19. O festival contou com uma programação diversificada, incluindo filmes de longas-metragens, curtas-metragens, documentários e séries, além de homenagens a personalidades do cinema nacional. Confira abaixo os grandes vencedores:

  • O filme “Mussum – O Filmis” foi o grande vencedor da edição, levando seis prêmios, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor ator e melhor atriz.
  • O filme “Tia Virgínia” foi o segundo filme mais premiado, com cinco prêmios.
  • O filme “Mais Pesado é o Céu” foi o terceiro filme mais premiado, com quatro prêmios.
  • A atriz Vera Holtz foi a mais premiada, com dois prêmios, incluindo melhor atriz.
  • O diretor Petrus Cariry foi o mais premiado, com três prêmios, incluindo melhor direção e melhor fotografia.
  • Morte de Léa Garcia

A atriz Léa Garcia morreu aos 90 anos, no dia 15 de agosto, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A artista estava no Festival de Cinema de Gramado, para participar de uma homenagem feita a ela pela produção do evento. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

  • Apagão nacional

Um apagão afetou todas as unidades da federação na manhã de terça-feira (15), com exceção de Roraima. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 08h31. O sistema nacional de energia foi restabelecido por volta das 14h30. No Rio Grande do Sul, 942 mil clientes foram afetados pelo apagão.

  • Meteoro passa por Mostardas/RS

O observatório Heller & Jung de Taquara registrou passagem de meteoro de grande magnitude pelo litoral gaúcho às 21h09min do dia 27. O Corpo celeste do tipo fireball ingressou na atmosfera entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, em Mostardas. O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 90,5 quilômetros, tendo duração de 4,13 segundos, e se extinguiu.

  • Escândalo dos médicos que batem ponto e não trabalham

Uma investigação do repórter Giovani Grizotti (RBS TV) apontou que médicos não cumprem toda a carga horária e ainda fraudam a escala de plantões no SAMU do RS. Em média, de cada 100 horas que os médicos deveriam trabalhar presencialmente, 60 não eram cumpridas. São flagrantes de irregularidades na central do SAMU que atende a mais de 200 municípios.

O escândalo causou indignação na sociedade gaúcha e levou à demissão de vários médicos envolvidos. O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) também abriu uma investigação sobre o caso.

Setembro

  • Catástrofe Ambiental no Vale do Taquari

Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023 com impacto significativo. Foram 53 mortes, 2.984 desalojados e 1.650 desabrigados e afetou 70 cidades nas Regiões Norte, Serra e Vale do Taquari. Entre as consequências estão ruas alagadas, casas destruídas e prejuízos em plantações.

A estimativa do prejuízo financeiro foi de R$ 1,3 bilhão. O setor agropecuário sofreu um prejuízo estimado de R$149 milhões, com problemas de escoamento da produção em 291 comunidades. Além disso, houve mortes de animais em 111 propriedades e a produção de leite de 283 produtores foi comprometida.

A catástrofe ambiental causou grande comoção no estado e levou o governo do Rio Grande do Sul a decretar situação de emergência em 65 municípios.

  • Mantida anulação do júri que condenou réus da Boate Kiss

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, nesta terça-feira (5), a anulação da decisão do tribunal do júri que condenou quatro réus pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). O colegiado, por maioria, acompanhou a divergência inaugurada pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro e negou provimento ao recurso especial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O novo julgamento será em 26 de fevereiro de 2024.

A decisão do STJ foi um revés para o MPRS, que havia apelado da decisão da Justiça do Rio Grande do Sul que anulou o júri. A tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

  • Guaíba atinge 3º maior nível da história

O nível do Lago Guaíba em Porto Alegre atingiu a marca de 3,18 metros. Foi naquela data o maior nível registrado em 82 anos de história, só perdendo para a enchente de 1941. O nível do Guaíba é monitorado pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS).

A alta do nível do Guaíba causou transtornos para a população de Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana. Diversas ruas ficaram alagadas e algumas casas foram invadidas pela água.

  • RS em estado de calamidade pública no RS até o fim de 2024

Foi promulgado nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, o Decreto Legislativo 100/2023, decorrente do PDL 321/2023, que reconheceu o estado de calamidade pública no território do estado do Rio Grande do Sul (RS) até o final de 2024.

A medida foi necessária para que o estado possa acessar recursos federais para a recuperação dos danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu o estado em setembro.

Outubro

  • Inter fora da Libertadores

O Internacional foi eliminado da Libertadores. A equipe foi derrotada pelo Fluminense por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira (4), e o Tricolor acabou ganhando o torneio em partida contra o Boca Júniors (Argentina), foi para o Mundial de Clubes e perdeu a final por 4×0 contra o Manchester City (Inglaterra).

  • Abertura do Natal Luz de Gramado

A 38ª edição do Natal Luz de Gramado, o maior evento natalino do Brasil, começou em 26 de outubro de 2023, e vai até 21 de janeiro de 2024. A Cidade Mágica do Natal foi tomada pela magia do Natal, com atrações para todos os bolsos e gostos.

Os destaques da programação incluem o show de acendimento das luzes, a decoração da Rua Coberta e o desfile de Natal.

  • Ocktoberfest de Igrejinha e Santa Cruz do Sul

As duas maiores Oktoberfests do Rio Grande do Sul, realizadas em Santa Cruz do Sul e Igrejinha, encerraram suas edições de 2023 com sucesso de público e arrecadação.

Em Santa Cruz do Sul, a 38ª Oktoberfest recebeu mais de 400 mil visitantes, superando os números da edição anterior. Em Igrejinha, a 34ª Oktoberfest foi a maior da história, com público de 217 mil pessoas.

  • Eleição do Conselho Tutelar

Em Porto Alegre, 9 das 10 microrregiões elegeram seus conselheiros tutelares no dia 01/10. Foram eleitos cinco conselheiros eleitos em cada microrregião e mais 10 suplentes. Por causa das enchentes nas ilhas, as eleições da microrregião 1 de Porto Alegre (correspondente aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo) foram adiadas para o dia 26 de novembro, por causa das cheias do Guaíba, que afetaram a região.

  • Guerra Israel-Hamas

Em 7 de outubro, comandos do Hamas se infiltraram no sul de Israel a partir da Faixa de Gaza e executaram um massacre em cidades fronteiriças e em um festival de música ao ar livre. 3 brasileiros morreram no evento, incluindo o porto-alegrense Ranani Nidejelski Glazer, DJ que vivia desde 2017 na nação judaica.

Segundo os números oficiais mais recentes, 1.140 pessoas, a maioria civis de todas as idades, morreram do lado israelense, segundo dados oficiais, neste ataque de magnitude sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948. Também há investigações sobre denúncias de estupros e mutilações de mulheres.

Os milicianos islamitas também sequestram 250 pessoas, incluindo dezenas de crianças e idosos, que foram levadas para Gaza.

Determinado a “aniquilar” o Hamas, organização considerada “terrorista” por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia, o Exército israelense responde com bombardeios em larga escala em Gaza e ordena aos civis que fujam para o sul do território. Em 27 de outubro, suas tropas iniciaram uma operação terrestre no norte da Faixa de Gaza.

  • Eclipse Anular do Sol (Parcial)

O fenômeno ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, e o satélite natural está entre a estrela e o planeta.

O eclipse anular do Sol foi visível em parte do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre. O fenômeno começou às 11h04 e terminou às 14h08. O pico do eclipse ocorreu às 12h38, quando a Lua bloqueou 97% do Sol.

  • Desabamento da Plataforma de Pesca na praia de Atlântida

A plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-Lá, cedeu e desabou no domingo (15). O local é um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Fundada em 1975, avançava 280 metros sobre o mar e recebe cerca de 30 mil turistas por ano.

De acordo com a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama), o local é usado principalmente para pesca. Cerca de 350 pescadores estão cadastrados para atividades na plataforma.

Novembro

  • Rachaduras em Gramado

Em Gramado, no Vale do Taquari, o surgimento de rachaduras no solo causou o desabamento de um prédio residencial com cinco pavimentos. O imóvel estava interditado desde 2020, mas havia moradores no local.

  • Enchentes em Eldorado do Sul

A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi a mais afetada pelas enchentes que atingiram o estado em novembro. O nível do Guaíba subiu rapidamente e alagou diversos bairros da cidade, deixando famílias desabrigadas.

  • Dias sem Água em Porto Alegre

Em Porto Alegre, o rompimento de uma adutora na Avenida Sertório causou falta de água para 35 bairros da cidade. O abastecimento foi retomado, mas a água que saiu das torneiras estava marrom por alguns dias.

  • Morte de Rubens Minelli

O ex-técnico Rubens Minelli, bicampeão brasileiro pelo Internacional, morreu aos 94 anos. Minelli conquistou quatro títulos brasileiros com três clubes diferentes: São Paulo, Inter e Flamengo.

  • Retorno do Juventude à Série A

Com uma virada histórica sobre o Ceará, o Juventude carimbou o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O Papo foi vice-campeão da Série B.

  • Inter é Campeão Gaucho Feminino

O Inter conquistou o título do Gauchão Feminino de 2023. As Gurias Coloradas venceram o Grêmio por dois gols de diferença na primeira partida da final e empataram em 1 a 1 na segunda.

Dezembro

  • Modelo Gaúcha é eleita Miss Universo Trans

A modelo gaúcha Luanna Isabelly, de 28 anos, foi eleita Miss Universo Trans, na noite de segunda-feira (4), durante o concurso realizado em Nova Déli, na Índia, trazendo o título inédito para o Brasil. Moradora de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a representante brasileira, ao longo do evento, superou adversárias de outros 15 países.

  • Grêmio é vice-campeão brasileiro de 2023

Em uma noite histórica no Maracanã, nesta quarta-feira, o Grêmio venceu o Fluminense pelo placar de 3 a 2 e garantiu o vice-campeonato brasileiro e a vaga na fase de grupos na Copa Libertadores da América de 2024 coroando uma campanha extraordinária após voltar para elite do futebol nacional.

  • Incêndio em Hospital de Porto Alegre

O Hospital Independência, que fica no bairro Agronomia, em Porto Alegre, foi atingido por um incêndio. O fogo começou no prédio que fica anexo ao principal, que abriga as unidades de internação 4 e 5. Não houve feridos.

  • Time feminino do Inter ganha a Ladies Cup

A Brasil Ladies Cup tem um novo campeão. No domingo (10), o Internacional venceu o Santos por 1 x 0 no Estádio do Canindé, gol de Belén Aquino, e levou o título da competição pela primeira vez.

  • Onda de Calor

Uma onda de calor atingiu o estado, com pico no domingo. Em Porto Alegre a máxima chegou aos 38,5ºC. Nas demais regiões, os termômetros passaram disso. Em São Luiz Gonzaga, a sensação de calor neste domingo chegou aos 44,4°C.

  • RS é o estado mais branco do Brasil

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior percentual de brancos entre as unidades da federação, conforme o Censo Demográfico 2022. O levantamento estimou o grupo em 8.534.229 pessoas ou 78,4% da população gaúcha. Das dez cidades com maior proporção de brancos do país, sete ficam no RS, sendo que no topo da lista está Morrinhos do Sul no Litoral Norte, com 97,4% dos habitantes declarados como brancos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading