Rio Caí começa a baixar após atingir maior nível de todos os tempos

Após atingir o maior nível de todos os tempos, registrando 17,60 metros à 0h30 desta sexta-feira (3), o Rio Caí começou a baixar em São Sebastião do Caí. Às 15 horas, a marca era de 15,85 metros, indicando uma redução de 85 centímetros em uma hora.

Em novembro, a cidade já havia alcançado a maior marca da sua história, com 16,67 metros. Para se ter uma ideia da magnitude da enchente, na Rua Oderich faltaram centímetros para que a água alcançasse a Avenida Dr. Bruno Cassel, antigo traçado da RS-122.

Trabalho intenso para atender as vítimas do Rio Caí

O trabalho de resgate e apoio às vítimas tem sido intenso. Os bombeiros voluntários contabilizaram 1.264 pessoas resgatadas. No entanto, como explica o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, Anderson Jociel da Rosa, o número de moradores retirados da enchente é ainda maior, devido à colaboração de muitos voluntários no salvamento.

O prefeito Júlio César Campani projeta que a partir de domingo seja possível iniciar o trabalho de limpeza da cidade, após uma reunião para organizar as equipes. Porém, ele aguarda que a Secretaria de Obras, também inundada pela água, possa ter condições de receber as equipes.

Enquanto isso, nos abrigos, o trabalho é intenso para atender as famílias afetadas. Um grupo de voluntários da comunidade católica, com apoio da prefeitura, prepara refeições para cerca de 500 pessoas abrigadas em cinco espaços diferentes. Josiane da Silva Padilha, uma das pessoas alojadas, expressa sua gratidão pela solidariedade encontrada nos abrigos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading