Rio Grande do Sul sob alerta de calor intenso e recorde de temperatura

O Rio Grande do Sul se prepara para uma semana de calor intenso e sem chuvas, com temperaturas que podem bater o recorde anual em diversas cidades gaúchas. Um sistema de alta pressão atmosférica irá predominar na região, reduzindo a umidade do ar e intensificando a sensação de calor.

Calor intenso e os níveis de umidade

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, os níveis de umidade no Estado podem chegar a 20% a 30%. Essa condição, combinada com a ausência de nebulosidade, impede a formação de nuvens e, consequentemente, a ocorrência de chuvas.

A partir da quarta-feira (13), pancadas de chuva com raios podem ocorrer na metade Sul do Estado, em regiões como Litoral Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste. Na quinta-feira, a possibilidade de chuva se estende para a metade Sul a partir da tarde, mas ainda não há previsão de instabilidade para a Região Metropolitana, Serra, Litoral, Planalto e Missões.

Na sexta-feira (15), o sistema de alta pressão perde força, possibilitando pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais, principalmente na região da fronteira com o Uruguai.

As temperaturas elevadas podem bater o recorde anual em diversas cidades gaúchas. Em Porto Alegre, a máxima pode chegar a 35°C na quarta-feira e a 36°C na quinta, superando os 36,5°C registrados em 14 de janeiro.

Outras cidades também podem registrar temperaturas recordes. Santa Maria, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga podem ter temperaturas de até 37°C na terça-feira. Em Santa Rosa, a temperatura pode chegar a 38°C. Mesmo em cidades da Serra, como Bom Jesus, a máxima pode chegar a 30°C na terça e na quarta-feira.

Recomendações

Com o calor intenso, é importante tomar medidas para se proteger da desidratação e dos efeitos do sol. Beba bastante água, use roupas leves e frescas, evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e use protetor solar com fator de proteção alto.

Outra informação:

  • Frente fria desviada: Uma frente fria que se aproxima do Extremo-Sul do RS na quarta-feira (13) será desviada para o alto-mar devido ao sistema de alta pressão. Isso significa que não há previsão de chuvas para a maior parte do Estado durante toda a semana.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 979

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading