A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o segundo boletim do projeto Balneabilidade para a temporada 2023/2024 no Rio Grande do Sul. Dos 90 pontos analisados, a maioria, 81, está própria para banho, enquanto nove apresentam condição imprópria. Este monitoramento é essencial para garantir a segurança dos banhistas durante a temporada de verão.
Pontos Impróprios para Banho
- Alegrete: Balneário Caverá – Arroio Caverá
- Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
- Cerrito: Balneário Cerrito – Rio Piratini
- Pedro Osório: Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
- Pelotas (2 pontos): Valverde Av. Senador Joaquim A. de Assunção | Valverde – Trapiche
- Santa Maria: Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
- São Jerônimo: Praia do Encontro – Rio Jacuí
- Tapes: Balneário Rebelo
Pontos que Saíram da Lista de Impróprios
- Jaguari
- Rosário do Sul
- Dois pontos em Pelotas
Observação: Não foi possível fazer a coleta em Dom Pedrito devido à enchente, e a recomendação é evitar o balneário Passo Real.
Critérios de Classificação
A classificação das águas como próprias ou impróprias é baseada em parâmetros de Escherichia coli (E.coli), conforme resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Além disso, nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.
O resultado é condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio.
Neste link, acesse o documento completo sobre a balneabilidade no Rio Grande do Sul.
Recomendações aos Banhistas
- Entre na água apenas em locais próprios para banho.
- Evite tomar banho nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, devido à possível contaminação por esgotos domésticos.
- Evite locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
O monitoramento contínuo da balneabilidade garante que os veranistas desfrutem das praias gaúchas com segurança. As recomendações aos banhistas são essenciais para prevenir problemas de saúde e garantir que a temporada de verão seja aproveitada da melhor forma possível. A Fepam continuará divulgando os resultados ao longo do projeto, que se estende até março de 2024.
- Operação Verão da EPTC: Novas Rotas para o Lami e Praias do Guaíba
- ATUALIZADO: Pontos Próprios para Banho no Guaíba diminuem
- Obras na ERS 118 dificultam locomoção dos gaúchos às praias do Litoral Norte
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, acompanhe-nos no Google News e não perca nenhuma notícia de Porto Alegre.