A partir de agora, os motoristas que trafegam por rodovias federais administradas por concessionárias privadas terão mais opções para pagar o pedágio. O Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (8) portaria que institui a política de incentivo à diversificação dos meios de pagamento, incluindo o PIX e outros métodos semiautomáticos. A medida entrará em vigor em 90 dias.
Objetivo da liberação do Pix em pedágios
Segundo o ministério, a medida visa a reduzir as filas e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas. O ministro Renan Filho, dos Transportes, celebrou a iniciativa em suas redes sociais: “Publicamos nesta manhã, no DOU, a portaria que regulamenta o pagamento por PIX em todas as praças [de pedágio] do país. A medida visa garantir a eficiência e encurtar o tempo de parada, além de promover praticidade na cobrança, facilitando para os motoristas.”
A portaria ministerial estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentar, posteriormente, as cabines por praça de pedágio que deverão obrigatoriamente aceitar ao menos uma das operações de débito, por meio de cartão bancário ou aplicativos para dispositivos móveis.
Benefícios para os usuários
A diversificação dos meios de pagamento de pedágio trará diversos benefícios para os usuários, como:
- Redução das filas nas praças de pedágio;
- Maior agilidade na passagem dos veículos;
- Mais opções de pagamento, atendendo às diferentes necessidades dos motoristas;
- Modernização do sistema de cobrança de pedágio.
A medida entrará em vigor em 90 dias, a partir da data de sua publicação no DOU.
Gostou da matéria? Siga a gente no Facebook, Instagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.