São Leopoldo: Prefeitura libera bombas para Canoas e Porto Alegre

São Leopoldo se une a Canoas e Porto Alegre para mitigar os efeitos das enchentes com compartilhamento de equipamentos essenciais.

Em uma manhã de domingo marcada pela união e solidariedade, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ao lado do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, visitou o dique da Campina, próximo à empresa Dalleaço. Ali, Vanazzi detalhou a operação emergencial montada em tempo recorde para combater as enchentes que assolaram a região no início de maio.

Com a coordenação do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e parcerias com empresas como Higra, Top Vargas e Mercúrio, São Leopoldo instalou 6 bombas móveis de alta capacidade, cada uma com vazão aproximada de 3.300 litros por segundo. Essas bombas foram fundamentais para drenar as áreas alagadas e restaurar a normalidade na cidade.

Gestos de Solidariedade de São Leopoldo

Em um gesto solidário, São Leopoldo decidiu emprestar duas dessas bombas para as cidades de Canoas e Porto Alegre, que também foram severamente afetadas pelas enchentes. “Uma irá para Canoas e outra para Porto Alegre. As prefeituras estão se ajudando muito, em todas as áreas. A próxima fase é a da limpeza, e também vamos nos ajudar“, afirmou Vanazzi, destacando a importância da solidariedade entre os municípios.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou a importância desse apoio. Em Canoas, a bomba será utilizada na drenagem dos bairros Rio Branco e Fátima. “Esta ajuda é muito importante para nós. Já conseguimos vencer o escoamento em uma parte importante da cidade, mas ainda enfrentamos dificuldades, e esta bomba vai nos ajudar, porque é de excelente qualidade. Reconheço e agradeço o gesto de solidariedade voltado ao povo de Canoas e de Porto Alegre“, ressaltou Jairo Jorge.

O superintendente Técnico de Serviços, Ronan de Jesus, informou que as duas bombas emprestadas operaram durante o período crítico de instabilidade das Casas de Bombas de São Leopoldo. No entanto, o sistema já foi restaurado e está funcionando plenamente, garantindo a proteção da região.

Eficácia Comprovada dos Equipamentos

Maurício Miorim, diretor-geral da autarquia, reforçou a eficácia das bombas e a importância de compartilhá-las com outros municípios. “Estamos felizes em ceder estas bombas, porque elas foram muito úteis para a nossa cidade e certamente ajudarão no escoamento da água em Canoas e Porto Alegre“, afirmou.

A operação de emergência em São Leopoldo e a subsequente solidariedade demonstrada ao emprestar bombas móveis para Canoas e Porto Alegre exemplificam a importância da cooperação intermunicipal em tempos de crise. A união e a coragem destacadas pelos prefeitos Vanazzi e Jairo Jorge são cruciais para superar os desafios impostos pelas enchentes e promover a recuperação das áreas afetadas.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 981

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading