Serviços Essenciais não vão parar no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

Porto Alegre está preparada para garantir que os serviços essenciais continuem em funcionamento durante o feriado de Navegantes.

Enquanto Porto Alegre se prepara para celebrar o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, é essencial que os cidadãos estejam cientes dos serviços essenciais que permanecerão em funcionamento, garantindo a continuidade do atendimento à população. Órgãos municipais, como o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a saúde pública, e outros, estarão operando em regime de plantão. Vamos conhecer detalhes sobre o funcionamento desses serviços durante o feriado.

Sobre os serviços essenciais

Abaixo, confira maiores informações sobre os serviços:

Atendimento 156+POA

O atendimento 156+POA, disponível 24 horas por dia, incluindo feriados, oferece suporte para diversas solicitações, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário e denúncias de vandalismo.

Limpeza Urbana

O DMLU garantirá a normalidade dos serviços de coleta durante o feriado. Com equipes em regime de plantão das 7h às 12h e das 13h às 16h, a cidade continuará a receber atenção especial para manter a limpeza pública. O atendimento do DMLU pode ser acessado pelo telefone 156.

Trânsito e Transporte

Em decorrência do feriado, a EPTC informa que o transporte coletivo operará com passe livre e tabela de domingos e feriados. Os horários atualizados e itinerários estão disponíveis no site linhas.eptc.com.br. As equipes do 118 e de fiscalização permanecem em atendimento 24 horas, monitorando a circulação, orientando motoristas e realizando ajustes conforme necessário para minimizar impactos na mobilidade.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais municipais, incluindo o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível pelo telefone 192. A vacinação contra gripe e Covid-19, assim como as unidades de saúde e farmácias distritais, retomarão o atendimento na segunda-feira, 5.

Água, Esgoto e Drenagem

O atendimento para vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial, e solicitação de serviços operacionais do Dmae está disponível 24 horas pelo telefone 156, opção 2, ou pelo app 156+POA. Questões da área comercial serão atendidas a partir de segunda-feira, das 8h às 17h.

Assistência Social e Albergues

O atendimento da Assistência Social estará disponível 24 horas pelos telefones (51) 3289 4994 ou 156, opção 7, na Central de Abordagem. Os albergues, incluindo Albergue Acolher 1, Albergue Acolher 2, Albergue Dias da Cruz e Albergue Renascer, também permanecerão abertos para oferecer suporte à população.

Guarda Municipal, Defesa Civil e Conselho Tutelar

A Guarda Municipal, a Defesa Civil e o Conselho Tutelar manterão equipes de plantão para atender às demandas de segurança e emergência. A Guarda Municipal pode ser contatada pelo telefone 153 e 156, enquanto a Defesa Civil está disponível no telefone 199.

Porto Alegre está preparada para garantir que os serviços essenciais continuem em funcionamento durante o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes. A população pode contar com atendimento em áreas cruciais, assegurando que a cidade esteja operacional e pronta para atender às necessidades dos cidadãos.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1076

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading