Tempestade no Rio Grande do Sul: Previsão do Tempo nesta quarta 17/01/2024 é ASSUSTADORA

Chuva forte, vento de até 100 km/h e granizo podem causar estragos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo de tempestade no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (17). São dois alertas vermelhos e um laranja, que abrange todo o território gaúcho.

É esperada instabilidade intensa no Estado nos próximos dias. Chuva forte deve atingir todo o RS nesta quarta-feira. A projeção do site Windy mostra como a chuva deverá avançar pelo Rio Grande do Sul.

O aviso laranja engloba todo o Estado e começou a valer a partir das 8h desta terça-feira (16), se estendendo até as 10h desta quarta-feira. O Inmet alerta para chuva de até 100 milímetros por dia, vento de até 100 km/h e queda de granizo. Em Porto Alegre, por exemplo, 100mm de chuva representam 83% do previsto para o mês inteiro na Capital.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos

O primeiro aviso vermelho contempla a metade Norte, assim como a Região Central, a Região Metropolitana e a Fronteira Oeste. A validade se estende das 13h desta terça-feira até as 12h de quarta-feira. Segundo este aviso, além dos riscos previstos pelo alerta laranja, também há grande possibilidade de danos em edificações e transtornos nos transportes rodoviários.

Semelhante ao anterior, o segundo alerta vermelho abrange a região Sul do Estado e tem validade das 11h desta terça-feira até meia-noite de quarta-feira.

As orientações são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores e não estacionem seus veículos próximo de torres de transmissão e placas de publicidade. Isso para evitar possíveis descargas elétricas e ser atingido por queda de galhos.

Recomenda-se, ainda, que desliguem aparelhos ligados à corrente elétrica e guardem documentos importantes em sacos plásticos, além de evitar permanecer ao ar livre. Em caso de dúvidas ou emergências, contate a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Tempestade no Rio Grande do Sul: Quarta-feira será o pior dia

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o chefe da casa militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, destacou a preocupação com o nível dos rios:

Temos uma especial atenção com a bacia do Caí, que pode atingir a cota de inundação. Acompanhamos o Litoral Norte, que foi impactado por enxurradas no ano passado. Outro ponto que exige cuidado são os rios menores, da região dos municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Santa Maria. Também podemos ter elevação rápida nesses locais — afirma Boeira.

Conforme a Defesa Civil, o temporal deve iniciar ainda nesta terça-feira (16) nas regiões Sul, Sudeste e Campanha. É esperado grande volume de chuva com fortes rajadas de vento e até queda de granizo. Na quarta-feira (17), o sistema avança pelo Estado e até a quinta-feira (18) segue atingindo o Litoral, os Vales e a Região Metropolitana.

A orientação é que a população fique atenta aos alertas estaduais, além de acompanhar as coordenadorias municipais.

Esse aviso é justamente para colocar as prefeituras municipais e a população em alerta para que acompanhem todas as atualizações da Defesa Civil. Ontem tivemos uma reunião preparatória, em caso de alerta as prefeituras devem colocar em prática os planos de contingência e retirar as famílias das regiões ribeirinhas, se necessário — explica Boeira.

No final da noite de segunda-feira (15), o governador Eduardo Leite gravou um vídeo ao lado do coronel Luciano Boeira, alertando sobre o risco de temporais nos próximos dias. As autoridades destacaram que estão monitorando todas as mudanças climáticas para alertar a população.

O que fazer em caso de temporal?

  • Se estiver em casa, desligue os aparelhos elétricos e guarde documentos importantes em sacos plásticos.
  • Se estiver na rua, procure abrigo em um local seguro, como um prédio ou uma casa.
  • Não se abrigue embaixo de árvores ou perto de torres de transmissão ou placas de publicidade.
  • Não estacione o carro próximo a esses locais.
  • Se estiver dirigindo, reduza a velocidade e mantenha-se atento ao trânsito.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading