Temporal no RS deixa 1 morto, 10 feridos e 29 cidades atingidas

O temporal no RS da última terça (16) foi o pior desde 2016. Além de tirar a vida de uma pessoa em Cachoeirinha, a tempestade causou estragos em 29 cidades.

Um homem morreu em consequência do temporal no RS, ocorrido na noite da terça-feira (16). O óbito aconteceu em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O homem era morador de rua e morreu após a queda de uma marquise, que o atingiu.

A Defesa Civil do estado contabiliza ainda 10 feridos, 15 pessoas desalojadas e 600 imóveis destelhados, além de 100 automóveis danificados e cerca de 200 árvores derrubadas.

Danos to Temporal no RS em 16/01/2024

Até a manhã desta quarta-feira (17), 29 cidades gaúchas, incluindo a capital, registraram estragos consequentes do temporal, com fortes ventos, granizo e descargas elétricas.

Árvores foram derrubadas pela força do vento, hospitais ficaram inundados, ruas foram interditadas, o abastecimento de água foi afetado e os bombeiros tiveram que atuar para ajudar a resgatar pessoas ilhadas.

Segundo a MetSul Meteorologia, até a meia noite desta quarta-feira, alguns bairros tiveram chuvas de 75 milímetros. A média histórica para todo o mês de janeiro é de 120 milímetros.

Já a Climatempo aponta ventos de 107 km/h na base aérea de Canoas, e de 89 km/h no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre por volta das dez da noite da terça.

Vem mais tempestades

A Defesa Civil emitiu alertas para novas chuvas intensas que podem acometer o estado ainda hoje. O órgão prevê ventania, descargas elétricas e possível queda de granizo até as 10h de hoje.

Alagamentos, cheias em córregos e inundações em regiões ribeirinhas também podem ocorrer até as 14h na capital e no nordeste do estado, em cidades como Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

A Defesa Civil orienta a população que vive em áreas com histórico de alagamentos a procurar autoridades municipais para receber orientações a respeito do plano de contingência local.

Todas as equipes da Defesa Civil de Porto Alegre foram acionadas depois de uma forte chuva atingir a capital gaúcha na noite de terça-feira.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast

Priscilla Kinast é redatora de web sites há cerca de 8 anos, tendo ao todo 15 anos de experiência com produção de conteúdo para a internet. Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre), encontrou sua verdadeira paixão na administração de websites.

Devido sua experiência com redação de conteúdo, obteve registro profissional como jornalista pelo Ministério do Trabalho (Registro Profissional: 0020361/RS).

É porto-alegrense raiz, nascida e criada na zona norte da cidade, mas muito apaixonada pela zona sul e pela orla do Guaíba. Ama a cidade e está sempre em busca de trazer mais informações que possam ajudar seus conterrâneos a curtirem mais o que Porto Alegre tem para oferecer!

Artigos: 435

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading