Totens de Segurança completam 1 mês de operação em Porto Alegre

A adaptação da população ao uso dos totens de segurança é um processo, e a contribuição positiva para a redução de ocorrências é evidente.

Nesta terça-feira, 23, os totens de segurança interativos da prefeitura completam um mês em operação. Esses equipamentos robustos, com quatro metros de altura, têm como objetivo reforçar a segurança em diferentes pontos da cidade. Com oito dos 10 totens já instalados, é interessante analisar como a população tem interagido com esses dispositivos e os desafios enfrentados até agora.

Acionamento dos totens de segurança neste 1º mês

Ao longo desse primeiro mês, foram registrados 445 acionamentos nos totens, revelando uma variedade de situações. O secretário de Segurança, Alexandre Aragon, destaca que 47% desses acionamentos foram decorrentes de toques acidentais, indicando uma necessidade de adaptação por parte da população ao novo recurso.

Dentre as razões para acionamento, destacam-se os testes e manutenções nos totens (37%), a ativação do sistema antivandalismo (7%), furtos e roubos (5%), pedidos de ajuda (2%), pedidos de informação (1%), brigas (1%), e registros de desaparecimentos (1%). Aragon enfatiza que, apesar de cinco ocorrências de furto e roubo, o balanço é positivo, evidenciando que os totens têm contribuído para inibir incidentes e reduzir números preocupantes.

Totens contém um sistema antivandalismo

Os totens não servem apenas como reação a incidentes; eles também desempenham um papel preventivo. Na última terça-feira, antes de um temporal, as oito unidades emitiram alertas à população por meio de mensagens de áudio, repassando as informações emitidas pela Defesa Civil. Esse recurso mostra como os totens podem ser úteis na comunicação de situações de emergência.

Com quatro metros de altura, os totens de segurança destacam-se pela robustez. Blindados e à prova de intempéries, eles possuem um sistema antivandalismo eficaz. Com cinco câmeras instaladas em cada unidade, oferecem uma cobertura de 360º na captação de imagens. A distribuição estratégica nos pontos críticos da cidade, como trechos da Orla do Guaíba, Elevada da Conceição, Rodoviária, Pop Center, entre outros, reflete a preocupação em abranger áreas com histórico significativo de ocorrências.

O primeiro mês de operação dos totens de segurança foi marcado por desafios e aprendizados. A diversidade de acionamentos e as razões para essas interações revelam a importância desses dispositivos na prevenção e reação a eventos adversos. A adaptação da população ao uso adequado dos totens é um processo em andamento, e a contribuição positiva para a redução de ocorrências é evidente. À medida que esses equipamentos se tornam parte integrante da paisagem urbana, é crucial continuar monitorando e ajustando estratégias para garantir que cumpram efetivamente seu propósito: fortalecer a segurança e o bem-estar da comunidade.

Gostou da matéria? Siga a gente no FacebookInstagram e Twitter, e fique por dentro das notícias de porto Alegre.

Magdalena Schneider

Magdalena Schneider

Bacharel em Psicologia pela Faculdade IENH; especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.
Natural de Dois Irmãos / RS, sempre quis morar em Porto Alegre, e em 2020 realizou esse desejo. Há três anos vem desbravando a capital gaúcha e compartilhando aqui suas experiências.

Artigos: 1100

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Curtindo Porto Alegre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading